Diário de Trabzon - Experiência Lab 3 Active...





7º Dia - Regresso a Portugal

Detesto despedidas, acho que apesar de 27 anos de existência, ainda é possível não saber lidar com "momentos finais de perfeição celeste". Sinto-me bébado e sem espaço na minha bagagem emocional para tudo o que recebi, ou que tive o privilégio de experimentar.Hoje em poucas palavras, fica a homenagem aos novos amigos que fiz, às novas lições que trilhei, aos caminhos porque me orientei e ao desconhecido que está para vir. Obrigado a tudo e a todos... Até sempre Turquia...
6º Dia - "O 'good feeling' de saber que não quero partir..."

Não me canso de descrever o que parece indescritível.Esta 'lamechice' de sentimentos é estranha, mas o mais estranho, é que não estou interessado em corrígi-la. É confortável e alucinante esta tempestade de emoções, sentimentos e vácuos de alma impertinentes. É estranho, mas viciante, acho que começo a entender o universo "das boas drogas".Deixo uma pergnta no ar: "Como é que reagem quando sabem que podem emergir para outro planeta, mas o vosso antigo astro apela ao vosso retorno?".Acho que é sempre bom voltar, mas não deixa de ser doloroso regressar do universo da neblina do saber.Pela manhã tivemos, mais uma vez, a partilha de métodos e técnicas de animação entre os formadores presentes. Pela tarde preparamos planos de acção e avaliamos as actividades. Terminamos o dia com mais uma festa. Pelo meio, conversei horas com o Stefano, deixei-me levar pelos sonhos da Maria, escutei as divindades da Nadya, percebi as perspectivas drásticas da Evelyna, etc, etc, etc. Uff, não há coração que aguente... Que Deus e os Astros permitam que este Universo perdure...Até amanhã...

5º Dia - Aprender a Simplicidade

Vamos no quinto dia, daqui a 2 partimos. Estamos naquela fase em que os patamares de confiança atingiram níveis de simplicidade. É como se "esta interminável relação" tivesse sempre existido. Os dias são passados, sobretudo, a conversar. O de hoje foi inteiramente dedicado à reflexão, pela manhã fizemos um "Quiz Show" (Concurso Televisivo), com o recurso a tecnologias de ponta, sobre o Programa Juventude. Foi uma forma divertida de discutir um assunto um pouco maçudo. De tarde fizemos um Laboratório sobtre situações concretas do dia a dia de um Animador e melhor método para resolvê-las a partir das experiências concretas de cada um.Mas voltando ao capíulo de que "Os dias são passados, sobretudo, a conversar", é extraordinário pensar nas conversas informais que tenho tido. Sem darmos por ela, estamos a discutir política, as diferenças culturais que temos, o amor, os sonhos, a vida de cada um... a diferença é que cada palavra faz sentido, é apreendida, cada momento de conversação torna-se numa viagem, mesmo quando temos dificuldades ao nível da linguagem. Podia contar alguns exemplos, mas estaria a diminuir outros de equivalente magnitude.Mas o melhor de tudo isto é deixar de ser professor, animador e "tretas a fim" por uma semana, e aproveitar o que de melhor a aprendizagem intercultural consegue proporcionar. Não me sinto preenchido, sinto antes que não tenho espaço para levar um quarto da riqueza que aqui recolhi, é um privilégio aqui estar, é um privilégio voltar a "aprender a simplicidade". Vamos terminar o dia com uma "Farewell party - 1ª Parte". Amanhã explico do que se trata.Até amanhã...

4º Dia - «A Vida é Isto»

Um dia, um velho conhecido, patenteou-me com esta frase: "a vida é isto, o resto é ganhar dinheiro para isto...". Estavamos em estágio no Alentejo, envolvidos pela natureza e comprometidos com o trabalho. Hoje, não estou no Alentejo, estou em Maçka, Trabzon, Turquia e tenho uma nova patente para registar: " a vida é isto, e não é preciso ganhar dinheiro para isto..."Tentar explicar o quão perfeitos têm sido os momentos que aqui temos vivido pode parecer uma «treta» pegada, mas é como os explico. Parece que o grupo se conhece desde sempre e cada viagem em que emergimos é algo de inolvidável.Pela manhã fizemos uma Worshop sobre "Como gerir as frustrações em processos de participação juvenil" a partir de Expressão Dramática. Pela tarde, com um conjunto de amigos fomos conhecer as ruas de Trabzon: tive a oportunidade de rezar numa Mesquita, joguei futebol nas ruas de Trabzon com os "putos" locais (o futebol é uma linguagem universal, não são precisas palavras) e mais uma vez fomos convidados a tomar chá pela população. Conheci o Mercado de Trabzon, aqui tudo é negociável, começamos em 20 liras turcas e negociando, conseguimos fazer o negócio por metade.A noite foi "uma monumento à humanidade emocional". Fomos jantar a um antigo Mosteiro escolpido nas altas montanhas a mais de 1500 m de altitude, verdadeiramente impressionante. Dançamos, cantamos, conversamos, até esgotarmos as poucas forças que nos restaram.Agradeço ao Universo mais esta oportunidade do "fantástico".Até amanhã...

3º Dia - «Afinal, onde estamos?»

Hoje o dia foi exotérico, à parte, muito à parte e mais à parte ainda... afinal onde estamos?...
Pela manhã fomos à descoberta de Maçka, a cidade onde estamos alojados. A tarefa dava pelo nome de “Missão Impossível” e através de um guião de perguntas, teríamos de descobrir a realidade desta pequena cidade turística. Só havia um problema, nenhum de nós falava turco, só os turcos. Tentamos o inglês, mas não nos serviu de muito. Mas esta aventura tem muito para contar.
As pessoas são de outro planeta, convidam-nos para entrar em sua casa como se fossemos da família. Só nos dão o melhor, não permitem que nos sintamos desamparados. Em cada casa ou café que nos convidavam para entrar, serviam-nos chá... aliás nunca tomei tanto chá em toda a minha vida...
Tenho a certeza que quando abandonar este local não me vou lembrar das luxuriantes paisagens, mas antes, do mercado de Maçka, as pessoas que sorriem para nós desconfiadas e a sua “temível” hospitalidade. Como companheira de caminhada tive o privilégio de partilhar esta viagem com Maria, jornalista russa viciada em Fotografia. Acho que nunca fui tão fotografado em toda a minha vida como hoje.
Na parte da tarde reflectimos os vários níveis de participação juvenil e a experiência dos vários formadores presentes. Foi a minha vez de partilhar o Laboratório de Jogos e a Metodologia de trabalho com grupos informais. Claro, tudo em inglês.
Tenho pena de não poder descrever a verdadeira essência da experiência que estou a viver. São tantas as personalidades e caracteres que me estão a marcar que é difícil destacar um. Definitivamente, viva a interculturalidade...
Boa notícia, o próximo projecto PASEC para 2009 vai acontecer com Itália.
Até amanhã...

2º Dia - Dia de esticar cordas

Hoje foi um dia extraordinário, experimentei emoções para uma semana. É espantoso como fora da nossa concha ficamos tão vulneráveis.Hoje conheci experiências e vivências apocalíticas, parecidas com a minha e outras tão mais valiosas, que me fazem pensar o quão pequenino sou.Marcou-me sobretudo o Stefano, Animador italiano de 30 anos, um crente nas causas da Animação SocioCultural como o universo que me rodeia. O dia foi passado a discutir a participação juvenil e terminamos, à noite, com uma sessão de publicidade sobre as organizações aqui presentes.Como não posso descrever as emoções que vivi, tudo com base em conversas e reflexões extremamente intensas, deixo-vos esta metáfora:" as cordas que esticamos para mudar o mundo, por vezes rompem ou cedem. Não há problema, podemos sempre dar outro nó e voltar a esticá-las, sabemos lá que nobre experiência vem a seguir. Se o mundo lá fora vos lembra os defeitos e que, porventura não é assim... acreditem que as qualidades nunca vos abandonaram e que continuam... a permitir que estiquem as cordas do mundo..."Esta começa a ser uma dura e gritante experiência.Até breve...

1º Dia - Dia de muita canseira...

Dia de grande viagem. Primeiro Porto-Frankfurt, 6 horas para dormir um pouco mais. Depois Frankfurt - Istambul, mais 5 horas para ficar a conhecer a Marta, a Animadora portuguesa que viaja comigo. Por fim, Istambul-Trabzon, mais duas horas para começar a conhecer o grupo com que irei trablhar durante a semana.O dia até às 17 horas turcas foi pouco mais que traumatizante, troca de aeroporto, faz check-in, passa passaporte, procura o próximo «gate». é nestas alturas que fico a odiar aviões...Mas vamos ao que interessa. Como isto é um blog, muitas palavras só vão epantar os meus venerados leitores.As paisagens turcas, sobretudo as da costa são do outro mundo, mas este é um país enorme, e mais parecido com Portugal do que o que parece.Chegados a Trabzon perderam-se metade das bagagens, felizmente a minha sobreviveu. Numa primeira impressão, o grupo é de fibra, vai exigir muito de nós o trabalho que vamos desenvolver nos próximos dias, mas penso que todos estarão à altura. Pena que mais membros PASEC não possam estar presentes.O Hotel é um 5 estrelas, com piscina coberta e quartos de outro tempo.... esta parte era para meter nojo.Por volta das 21 horas turcas jantamos. Para meu grande espanto, a comida estava óptima.Depois fizemos algumas dinâmicas de interacção grupal e terminamos o dia com uma festa de boas-vindas. São 23:45 aqui naTurquia, estou ainda um pouco ancioso, mas é sempre assim que começo estas aventuras que nunca ningúem sabe comom acabam.