Diários de Kayseri, 2ª Serie - Parte II - "O dia da Fada dos Dentes"



Dizem que a fada dos dentes deixa ficar uma moeda sempre que escondemos um dente debaixo do travesseiro. Longe de me ter acontecido algo de semelhante no dia de hoje (terça-feira, dia 1 de Fevereiro), digamos que a minha dor de dentes deu lugar a uma serie de surpresas pelas quais não esperava.

A neve está farta e a temperatura faz abanar os pilares da estrutura humana (-10º). Pela manhã realizamos uma série de dinâmicas de grupo para averiguar as expectativas do grupo, os sentimentos do momento e sobretudo para nos darmos a conhecer. No final da manhã fomos recebidos pelo Presidente da Câmara de Talas (cidade próxima de Kayseri) que nos presentiou com algumas oferendas (digasse de passagem que fomos muito bem recebidos, senti-me Chefe de Estado por 10 segundos). A tarde foi sobretudo para estar em grupo, energia que mantivemos durante e após o jantar. E acrescentesse que por aqui os jantares são momentos mais intensos que o habitual face à farta alegria e interacção entre todos.

Somos Lituanos, Romenos, Portugueses, Turcos e Polacos e apesar das barreiras da língua o ambiente é impróprio para "amuados". Digamos que a Fada dos Dentes em troca pelo meu "sofrimento diário" me presenteou com doses maciças de intensa descoberta intercultural. E quem diria que a grande descoberta seriam as portuguesas que viajaram comigo por entre jogos de cartas, conversas absurdas, gargalhadas idioticamente pronunciadas, negociatas nocturnas e momentos impronunciáveis e pedagogicamente instáveis... não as vou elogiar muito porque elas acabarão por ler isto... e autoestimas elevadas ficam para histórias vindouras... chega o dia 3 nas próximas horas...