Há um tempo para tudo e para todos...


Há um tempo para tudo e para todos. A vida é extremamente generosa mas o ser humano é perito em desperdiçar o tempo em crises existenciais inexistentes justificadas pela idade, pela falta de maturidade, pela falta de oportunidades, pela falta de tempo ou disponibilidade ou ainda pela falta de saberes. Tudo isto é verdade, mas não serve todas as causas nem todas as situações. O caminho da espiritualidade é uma destas.

Sou católico não praticante e um péssimo exemplo de praticante da doutrina cristã, mas de uma forma geral revejo-me nos princípios doutrinários da fé católica. O meu trilho espiritual está mais ou menos por entre o caminho que intercepta o espírito e a consciência humana vulgar e a magia que torna os homens e mulheres seres místicos conscientes que o próximo desafio é sempre o mais decisivo.

Chamo a este estranho caminho Simbologia. Explicando de forma simples, acredito que escolhemos a linguagem dos símbolos para explicarmos o que somos mantendo ao mesmo tempo a ideia de que não sabemos o que realmente somos. Os símbolos são essa linguagem metafísica, constante e subjectiva, que ao mesmo tempo que nos perturba e abre caminhos.

Introduções à parte, a Simbologia na sua dimensão grupal acabou por se tornar numa metodologia de vida que partilho com todos os que me são próximos. Por entre todos os seus defeitos, tem duas grandes virtudes que de forma simples e brilhante foram, por estes dias, partilhadas por duas amigas de caminhada, para registo, a Susana e a Elisabete. Diziam elas: "A Simbologia Grupal é um processo contínuo que não nos paralisa mas nos obriga a reinventar constantemente, apelando ao nosso constante contributo no seio do grupo a que estamos ligados." (Susana); " A maior qualidade que encontrei nas técnicas de Simbologia Grupal foi o facto de juntar pessoas dos 8 aos 30 anos numa reflexão partilhada e combinada de emoções em que todos se percebem independentemente do nível a que supostamente estão" (Elisabete).
Não foram bem estas as palavras que transmitiram, mas o conteúdo era este.

Voltando à ideia inicial do texto "Há um tempo para tudo e para todos", nesta caminhada uns ficam na primeira estalagem, outros ficaram a meio das suas próprias palavras, outros nunca perceberam o que ajudaram a construir. Porventura é pela idade, pela falta de maturidade, pela falta de oportunidades, pela falta de tempo ou disponibilidade ou ainda pela falta de saberes. Sinceramente nem quero saber, o fundamental é que todos percebam que "Há um tempo para tudo e para todos", e se o caminho que escolheram é o da Simbologia Grupal, o vosso grupo, o vosso estado grupal é a essência que vos alimenta. Se não existe ou não se revêm nele significa que o vosso tempo nesse Cosmos já foi... procurem outro e preservem os laços...