O fim do início... e o inicio de mais inícios...

Fez seis anos que conheci e ajudei a formar um dos grupos que me marcou de forma mais decisiva e relevante, falo do grupo infomal da PASEC, Nova Fénix, equipa que conheceu agora o seu fim.

Já animei dezenas de grupos, já integrei centenas de reuniões e dinâmicas de grupo e, sobretudo, já vi o fim muitas vezes. Os Nova Fénix e o Grupo SER - Sabedorias e Rituais deram origem ao que é hoje a Plataforma de Animadores SocioEducativos e Culturais, estrutura que congrega dezenas de grupos informais. Ambos já acabaram, embora a maior parte dos seus elementos continue na PASEC. As linhas que se seguem dedico-as por inteiro ao legado dos Nova Fénix e o que isso significou.

Os Nova Fénix produziram saber e construíram-se tendo por a sua própria indefinição e falta de rumo. Por vezes o que nos falta torna-se numa grande oportunidade e foi isso que aconteceu. Conseguimos, quase sem o querer, juntar um cardápio enorme de incertezas numa incerteza comum que nasceu das cinzas dando origem a uma nova fénix. As incertezas deram lugar a novas incertezas, as respostas que encontrávamos davam lugar a novas perguntas, e as dúvidas cresciam na igual medida em que o grupo fazia cada vez mais sentido. Mas perguntam vocês como é que tanta indefinição pode fazer qualquer sentido? A resposta simples, a diferença entre novas e as velhas dúvidas, é que as novas dúvidas eram nossas, eram reais, existenciais e parte de um caminho que estávamos a percorrer. Pelo caminho, todos os que subiram a montanha viram horizonte, ajudaram outros a subir outras montanhas e, no momento que escolheram, partiram rumo a novas dúvidas fora do existencialismo que nos fez. Foi um privilégio caminhar com vocês...

Este "foi o fim do início" dos grupos que deram origem à PASEC, nestes últimos dois meses "deram à costa" três novos grupos permitindo o "início de mais inícios" na eterna dúvida de que montanhas se seguem no próximo caminho que todos vamos traçar.