ANIMA, a velocidade de quem se procura a si próprio....


Já não venho aqui há alguns meses. De vez em quando é importante voltar. Ou por falta de tempo ou motivação, tudo seriam desculpas. A certeza é de que foram meses dedicados à reciclagem.
Sempre gostei de começar a partir do nada, de perceber que uma oportunidade pode levar a outra e a outra, e que cada nova oportunidade é uma boa notícia, porque significa que está tudo por fazer, e se está tudo por fazer temos todas as razões para voltar a ser felizes, como se fosse a primeira vez, outra vez.

Mais do que professor, gestor, formador, educador ou escritor, continuo a sentir-me Animador e a encarar esta maneira de estar não como profissão, mas como modo de sentir, ganhar, perder e procurar. "Anima" significa "dar alma", estar pronto para ser ponto de passagem de outros, para ser caminho sem estabelecer direções pré defnidas, A "Anima" ensinou-me a procurar-me todos os dias, a perceber que hoje sou parte da vida de uma pessoa que já não verei amanhã, ensinou-me a sofrer no silêncio do sonho que não conseguirei ajudar a realizar, ensinou-me que a velocidade é inevitável e que temos de estar preparados para acelerar e saber parar, mesmo que a escolha já não seja nossa.

Percebi que é impossível controlar o tempo, mas que mesmo sem o controlar, entrar na aventura continua a ser uma escolha totalmente nossa.