A história do Leão da Água - Diários da Indochina VIII




Os dias eram dias e os momentos eram momentos. Os segundos eram segundos e a vida prosseguia sem grande história ao sabor dos ódios e conspirações do dia-a-dia. Esta é a história de um leão que viria ficar conhecido como o Leão da Água.

Um dia aventurou-se a atravessar o Rio das Almas Profundas pela primeira vez. Não era costume e para além disso os leões daquela região não sabiam nadar.

Podia seguir pela ponte de bambus. Podia até improvisar uma jangada. mas decidiu arriscar lançar-se à água e chegar à outra margem.

Do outro lado ficava o Templo dos Animais Míticos, sítio onde pretendia buscar ensinamentos para conduzir melhor o seu reino. Nesta aventura o mais estranho aconteceu quando se atirou às águas bravias do Rio das Almas Profundas. Era o primeiro Leão daquelas terras a fazê-lo. 

Inicialmente ainda tentou nadar mas foi rapidamente ao fundo,. Entretanto com a ajuda das correntes e alguns velhos troncos de árvore flutuantes, perdidos no meio da água, lá conseguiu chegar à outra margem.

Levantou-se em esforço, fez o caminho ofegante até ao templo e lá esperava-o um dos Ansiães do Templo, o Dragão de Fogo que lhe deixou as seguintes palavras:
" A tua viagem começa agora. Não esqueças nada do que aprendeste mas deita fora todas as tuas certezas. Hoje, aqui, começamos como Mestre e Aprendiz, amanhã seremos companheiros de jornada, depois faremos do mundo um refúgio melhor para que outros animais míticos também possam atravessar para a outra margem..."