Diários da Indochina II - "Não existe derrota nem vitória..."





A existência traduz-se em sabedorias que dá-mos como adquiridas, duas delas são a derrota e a vitória. De acordo com o ciclo da natureza não existe nem derrota nem vitória, apenas movimento. O inverno imponente, assume-se, mas acaba por ceder perante a alegria da Primavera. As pastagem da grande savana são ceifadas pelo apetite voraz da gazela e do gnu, que por sua vez são devorados pelo leão.
Nesta escala de tempo interminável não há vencedores nem vencidos, há etapas que serão irremediavelmente cumpridas. Não há problema nenhum em sermos derrotados, o derrotado foi capaz de lutar e dar corpo ao seu estado de alma. Há-de chegar a montanha em que ele será o primeiro a chegar ao cume. O problema está nos fracassados, os que nunca foram derrotados nem vencedores, porque simplesmente se recusaram a tentar, arriscar e fingem existir.
O principal perigo não é cair, é ficar preso no chão. Ter medo da dificuldade é um disparate. Como alguém disse "Dificuldade é o nome de uma antiga ferramenta criada apenas para nos ajudar a definir quem somos..."