Por Terras de Atros “A certeza da etapa seguinte…” (Parte I)






No mundo dos homens distantes, aprendemos que há uma ilha onde temos de ir para treinar, contemplar e nos perdermos na visão noturna que os astros que iluminam a noite da ilha nos proporcionam. 

Por estes dias, estou em Atros, Ilha da Pérola Astral, mãe do arquipélago com o mesmo nome. 

Chegados à ilha, a nossa primeira visita passou pelo Templo dos Homens Distantes, edificação milenar que entre a vegetação luxuriante se ergue por entre cascatas e ribeiros abundantes em peixe Koi. 

O teste que nos estava guardado passava por um exercício de meditação que nos fazia recuar aos inícios do nosso Caminho da Redenção (também conhecido entre os Mestres Aprendizes como Caminho Simbólico), ao momento que escolhemos dedicar a nossa vida ao outro, às suas incúrias e ao seu horizonte. 

O exercício foi orientado pelo Mestre Aprendiz Terardo, próximo da maior cascata do Templo. Terardo com o Livro dos Elementos entre as mãos fez-se ouvir: 

“O Caminho da Redenção é uma taça vazia que quando usada nunca se enche. Parece não oferecer qualquer fundo e é a fonte de todas as oportunidades. 

Ele suaviza as arestas, desata todos os nós, faz os astros brilharem menos, é capaz de reunir toda a poeira e ruido do mundo dos vivos. 

É um abismo escondido mas sempre presente no mundo dos homens distantes. 

Não tem mãe, pai nem filhos. Nasceu antes de todos os deuses…” 

Conforme as palavras emergiam deixei-me perder no meu próprio tormento, na minha própria alegria, na minha própria confusão e recordava a primeira de todas lições: ”Traz sempre a sabedoria do último passo…” 

No fim do exercício partilhava com Terardo a minha visão. Contra as minhas previsões questionou-me: 

- Imagina que o último passo nunca existiu, onde estaria a tua sabedoria? 

Paralisado, devolvi-lhe a pergunta. Este respondeu: 

- Imagina a tua vida sem origens, não há progenitores, memórias ou ansiedades passadas. Só te resta o vazio. Podes nunca encontrar a sabedoria do teu último passo mas verás que tens sempre o caminho para fazer. Se trazer a sabedoria do último passo é essencial, fazer o caminho difícil da etapa seguinte é a única certeza que algum dia terás….