O dia em que descobri o "Saaber"




Um dia em Ethernia como tantos outros, após uma enorme jornada de treino, haveria de mudar a minha vida para sempre. Aprendemos quando escolhemos ser Mestres que existem os dias em que tudo muda e alguns dias em que escolhemos que tudo mudará. Foi neste dia que conheci o Sabber Interior, o todo que somos nos outros. 

Eu sei que é difícil entender, mas foi neste momento que me perguntei qual era o meu Sabber, onde é que ele se entranhava. Foi aí que percebi que era na missão 

Depois de ter estado em Atros e por entre as divagações a que me permitia junto dos meus Aprendizes, isolei-me nas Montanhas de Geray e redigi o legado que me traçará os dias de Mestre no sempre que ainda me restava. Foi aí que emergiu a razão de ser do meu Sabber, da minha missão. Estas são a palavras que traçariam o código de conduta do meu Sabber: 

- Preserva a humildade, aceita o teu caminho e o do outro na dimensão da liberdade que construíste; 

- Faz da resiliência a tua armadura, não permitas que o acaso, a sombra e a desdita te vençam; 

- Faz prevalecer a tua disciplina emocional quando o coração da incerteza te bater à porta; 

- És líder, não te escondas, não subas demais, assume-te; 

- És o protagonista da caminhada do agora, do antes, do amanhã e na certeza de que isto nunca foi sobre ti, foi sempre sobre os outros no estar e no ser; 

- Faz da introspeção o treino constante; 

- Assume a relação com a natureza e os quatro elementos como horizonte que nasce todos os dias; 

- Procurarás para sempre o amor, mesmo que não o encontres porque não queres perder o poder da tua magia; 

- Nunca abandones a missão, nem na pausa em que te reconquistas para voltar a ela; 

- Dá forma em cada palavra, em cada acto, em cada conquista ao Sabber interior, o teu todo de todos; 

- Revela em cada suspiro, sorriso, golpe ou pausa o anima (“dar alma”) que aprendeste; 

- Ensina e pratica a multiplicação numa corrente interminável que irá mudar o mundo; 

- Quando te perderes volta a buscar a tua inspiração na energia vital que nunca te abandonou; 

- Na negociação pratica e ensina o cálculo do essencial; 

- Ensina ao outro a generosidade e autoridade de que o caminho nunca se faz a sós; 

- Eleva o silêncio e faz dele casa; 

- Entretanto para, sente o teu Cosmos e deixa a magia, serenidade e a alquimia façam o resto.