Diários de Tempus 4 – A verdade sobre a Compatibilidade e a Alquimia




Quarto dia em Tempus. Hoje era o dia do verdadeiro desafio. Bottelli levou-me até ao ilhéu de Madelen para poder finalmente protagonizar a Cura dos 5 Sentidos. 

Como já vos contei no episódio anterior, no centro de Madelen existe uma majestosa cripta que serve de teto ao denominado “Epicentro da Alquimia do Tempo”. É onde se concentra toda a energia vital das ilhas de Tempus, que permite de forma mágica que neste local o tempo cronológico pare. No centro da cripta existe um pequeno lago de águas cor de jade onde somos convidados a mergulhar e permanecer. A este momento chamamos de “Desrregularum”, a hora em que somos invadidos por nós próprios para nos voltarmos a libertar. 

Ao contrário de muito dos meus amigos Mestres eu não tinha um plano, uma sentença de que quisesse fugir ou uma ferida em particular que quisesse sarar. Apenas pretendia reencontrar-me com a minha essência, fosse em que direção fosse. 

Antes de entrar nas águas da cripta sagrada reza a tradição que devemos levar um amigo que nos abençoe e esteja à nossa espera quando voltarmos. Bottelli pegou nas minhas mãos, abençoou-me e nessa altura deixei-me mergulhar nas águas cor de jade. 

Ao entrar perdi de imediato os sentidos e do nada dei por mim de volta a Milénia Centrum, Ilha e Terra Mãe da minha casa simbólica, a Lagoa das Visões, também conhecida pelos locais como Lagoa do Fogo. 

Vi-me a caminhar sobre as suas águas e comigo estavam quatro personagens que me começaram a rodear. Eram os meus velhos Mestres e amigos Mestra Karin e Mestre Mizegui e as minhas duas aprendizas Leo e Milnar. 

Tentei virar-me na direção de Mizegui mas a minha boca não reproduzia qualquer som e com o passar do tempo o meu corpo começou a paralisar. Sem que me pudesse mexer os quatros pareciam estrategicamente colocados à minha volta em forma de cruz. Cada um chamava-me na sua direção, mas eu era incapaz de me mexer, estava paralisado sem poder de decisão. Não me lembro do que me aconteceu a seguir mas de repente acordei do meu transe e sai das águas de forma abrupta e em aflição. 

Bottelli socorreu-me e ajudou-me a acalmar. Contei-lhe o que tinha visto e que não percebia o significado. Era hora de procurar o Oráculo de Madelen. Era ele que tinha o poder de interpretar as visões que de alguma forma não conseguíamos completar ou perceber durante a Cura dos 5 Sentidos. 

Perante o Oráculo contei-lhe a minha visão. As palavras do mesmo nunca mais se sairiam da mente: 

- As quatro personagens que apareceram na tua visão representam, por um lado, tu Mestre, por isso a visão de Leo e Milnar. Por outro lado representam tu Aprendiz, por isso a visão de Karin e Mizegui. Ao mesmo tempo que te viste Mestre e Aprendiz viste-te confrontado onde devias procurar primeiro a tua essência, na compatibilidade ou na alquimia. Entre Leo e Milnar, uma significa a compatibilidade, a outra a alquimia. Entre Mizegui e Karin acontece o mesmo. A pergunta que agora se coloca é se encontras a tua essência com as pessoas com quem és compatível ou com aquelas com que revelas uma alquimia natural? Independentemente da viagem que fizeres a partir daqui, lembra-te que na jornada e no caminho existe espaço para a compatibilidade e para a alquimia. Aliás só uma permite ler e perceber a outra. 

Depois destas palavras percebi que o meu coração estava no sítio, cansado mas no sítio. Era hora de voltar a casa.