O absurdo da ideia de Controlo e Propriedade e o Tempo de todos - Diários de Ethérnia - Parte V


Depois de Islam dirigimo-nos até Beora, uma das grandes cidades sagradas do Sul de Ethérnia, por onde se dizia passarem as almas dos mortos antes de se alinharem no firmamento.

Naqueles dias fiz-me sempre acompanhar por Bender Marius, mas hoje juntaram-se a nós Milnar, Lucy e Neptia, aprendizes aspirantes à ordem dos Cavaleiro do Poder. 

Iamos todos ao mesmo, ao Templo de Akmedior, também denominado de Templo dos Mestres Aprendizes, onde todos os anos se reuniam dezenas de Mestres e Aprendizes de quase todos os territórios de Ethérnia para ouvirem os maiores Mestres da Velha Era sobre as grandes aprendizagens que haviam vivido. Este ano era a minha querida amiga e Mestre, Caelum.

Sentamo-nos discretamente entre a numerosa plateia. A exposição de Caelum seria sobre os conceitos de Controlo e Propriedade. As suas palavras nunca mais me saíram da cabeça. São ideias que se tornaram em dogmas de fé, em vínculos com o meu ideal de Mestre Aprendiz, em convicções profundas das quais nunca abdicarei. Mas entre concordar e cumprir a distância pode ser irracional.

Eis as palavras de Caelum:
"Os humanos acreditam que controlam a Natureza, as variáveis do seu dia a dia, a lógica do futuro que têm pela frente. Acreditam que são donos do que conquistaram, do que compraram com o suor do seu trabalho. Nada mais errado.

A construção do Cosmos é uma construção de todos, todos somos o resultado das interações que temos, do sacrifício que dedicamos ao tempo do outro, dos vínculos afetivos que deixamos que se transformem em Magia e Amor.

Não somos propriedade de ninguém, não possuímos nada nem ninguém, somos parte de uma matemática cósmica de bons e maus momentos em que todos nos interligamos nas causas e consequências.

Fomos realmente felizes quando descobrimos o Amor e a Magia no dia em que de forma desinteressada e natural demos lugar ao outro para também ele ser feliz num desafio comum. Na verdade tudo o que existe é o Tempo e o que fazemos com ele. 

Já tentaram possuir ou controlar o Tempo? Se sim, rapidamente perceberam que é uma impossibilidade. Não somos donos do tempo, não controlamos o que quer que seja. Não peço que concordem comigo, mas deixo-vos aqui algo em que todos nos revermos: 

- Sou o melhor de mim na viagem que fiz com cada um dos de vós. Fui o melhor de mim no dia em que o desafio de subir a próxima não foi meu, foi nosso. Fui e serei livre no dia em que dou o melhor de mim ao Tempo de todos com o Tempo que ambos tínhamos. No dia em que abdicas do controlo que nunca tiveste descobres o Amor e Magia que sempre procuraste."