Nunca existiram os momentos certos..... - Diários do Império de Gaia - V Parte

Era o nosso último dia no Domínio das Sombras. A nossa última viajem passava por pernoitar nas Montanhas das Sombras junto de Mestre Joberto, o Mestre das Origens do Fogo. Quando fechei o meu Compromisso como Mestre Cavaleiro do Poder foi Joberto o meu mentor para perceber o que significava o Compromisso. Desta forma achei que seria ele o Mestre certo para partilhar este importante saber junto dos meus aprendizes mais próximos. Comigo estavam 10 aprendizes, alguns já Mestres, entre eles Milnar, Leo, Yber, Pachamama, Yoannes, Voltur, Eclipse e Lucy. Nesta viajem juntou-se nesta noite a Mestre Sarah, que recentemente tinha ascendido ao grau de Mestre Bushido de Unicórnio.

Pode parecer um conceito demasiado vago, mas o Compromisso para um Mestre Cavaleiro do Poder é o momento em que nos revelemos, em que percebemos se este é o momento certo, se estamos preparados para assumir a missão que nos aguarda, para que esta não se transforme numa cruz, mas se assuma como numa bênção.

Joberto só recebe convidados durante a noite. O dia dedica-o ao recolhimento e à meditação. Dizem algumas lendas, que Joberto é um dos Mestres que consegue conversar com o universo paralelo das Almas.

Esperamos que anoitecesse e subimos a majestosa Montanha das Sombras. Como que já montada à nossa espera estava uma fogueira rodeada de pedras de médio porte para que nos pudéssemos sentar. No centro daquela arena estava Joberto. Em silêncio apontou serenamente a direção em que nos devíamos sentar. Ele sabia ao que vínhamos:
- Sejam bem vindos jovens Mestres e Aprendizes. Darei a cada um a oportunidade de fazer uma pergunta, apenas uma. Aproveitem a vossa oportunidade. Quando o Sol nascer retirar-me-ei e o vosso tempo comigo acabou.

Era assim Joberto, direto e claro. Cada um partilhou a sua fase no seu Caminho da Redenção e pediu o aclaramento que achou pertinente a Joberto. Para cada um Joberto foi concreto e conciso. Mas entre todas as perguntas houve uma que nos chamou atenção e que marcou aquela noite. A pergunta foi de Leo:
- Mestre quando sabemos que é o momento certo para assumir o nosso Compromisso?
Joberto não se deixou ficar: 
- Acreditar que o momento certo existe é a pior das armadilhas. O que existem são oportunidades e a forma como as vemos. E para as ver melhor treina o teu coração, nele há sempre sempre espaço para todos os momentos certos.