"Revelar o Caráter..." - Diários do Deserto - Parte I




Todos os Mestres da Ordem dos Cavaleiros do Poder têm, ao longo do seu ciclo de vida, de fazer várias vezes o seu Caminho da Redenção, de voltar ao início do treino, à origem da origem. 

Nesta fase escolhem um dos seus aprendizes para o momento conhecido como a Inversão de Papéis. O Mestre passa a Aprendiz e o Aprendiz a Mestre. Nesta minha demanda escolhi para me por à prova Uisce, Feiticeira da Ordem do Templo das Lágrimas de Sangue, também conhecida como a Feiticeira de Naga Air. Uisce tinha sido a minha Aprendiz mais inesperada e era também hoje conhecida como a Mestre Dragão de Água. Escolhi Uisce por nunca me ter abandonado nas horas de tempestade, nas horas estranhas e nas boas horas. Conhecia bem o meu espírito inconstante e os meus poderes mais renegados.

Depois da escolha com quem vamos levar a cabo a Inversão de Papeis segue-se a escolha do refúgio onde permitiremos que a nova "origem" tenha lugar. Para esta jornada escolhi Sarjah, o Deserto do Divino. Rezam as lendas que eram lá que habitavam os fantasmas da Velha Era que a Humanidade esquecera.

A Inversão de Papeis tem 3 fases, as mesmas do início do caminho de qualquer Aprendiz: a primeira consiste em compreendermos a sabedoria do nosso último passo; a segunda parte está na capacidade de entendermos que o nosso próximo passo é sempre o mais difícil; por fim, a terceira fase da Inversão de Papeis passa por relembramos que somos finitos, limitados e que nessa condição só temos um caminho, pedir auxílio e voltar ao treino.

Esperei pelo por do Sol no sopé das Montanhas de Harja, num dos limites de Sarjah. Havia sido lá que Uisce e eu haveríamos de montar acampamento. Antes de a receber, sentei-me em posição de Lotus, olhei o horizonte e lembrei-me das palavras que me haviam sido reveladas por um velho amigo quando também eu me iniciei como aprendiz:
- "O caminho que procuras vai levar-te a revelar a tua verdadeira origem. Vai-te permitir enfrentar os demónios que não sabias que tinhas e revelar os poderes que nem imaginavas que em ti estavam adormecidos. No meio da tempestade, surgirá a maior das revelações silenciosas, o teu caráter. Nesse dia definirás a tua origem, o teu ponto de partida. Lembra-te, as tempestades podem não moldar o caráter, mas revelam-no. Os teus poderes são uma dádiva, mas o caráter é uma escolha."