Diários do Detalhe - Conceitos sobre o que é ser Cavaleiro do Poder

Diários do Detalhe - I Parte - A Casa Simbólica

Por estes dias conto as histórias e os conceitos que fazem a vida de um Cavaleiro do Poder. Para muitos de nós, guerreiros de um outro tempo, são detalhes que se tornaram no que somos.

Hoje começo por partilhar o que é a Casa Simbólica.

Quando treinamos o que queremos ser e o que precisamos ser, aprendemos que há um refúgio, um canto de magia perdido no horizonte que iremos reclamar como casa intemporal. É a casa do coração, onde não precisamos de pessoas, onde nós e a nossa coexistência se perdem com um habitat de magia e consciência metafísica que nos acolhe a alma e nos expande a aura.

É o espaço e o tempo que sabemos de que precisamos. É a parte de Universo que os deuses nos reservaram, é o foco de energia onde sempre voltaremos só para nos lembrarmos porque existimos.

Se ainda andas à procura da tua casa simbólica, não procures mais, no momento certo ela própria te encontrará.

Diários do Detalhe - Parte II - Ser Aprendiz

O conceito de hoje que irei partilhar convosco é o de Ser Aprendiz.

No meu treino cedo aprendi que aprender não é uma escolha, é parte obrigatório de um caminho de inícios e fins, de equilíbrios e instabilidades, de noites e dias, de perspectivas e crenças. 

Mas que parte obrigatória é essa? Aprender é a bússola que nos permite continuar a ver a direção.

Ser Aprendiz é o que escolhe seguir ou não a direção que a bússola da aventura e da maturidade te incentivam a desvendar.

Eu, enquanto Aprendiz, continuo incessantemente o meu caminho. Deixo que a minha bússola marque parte do meu mapa, mas liberto espaço para que outras bússolas me revelem os mapas que ainda não fui capaz de desvendar.

Diários do Detalhe - Parte III - O nosso símbolo de Cavaleiro

Cada um de nós faz parte de uma herança civilizacional, partilha laços intemporais que nos ligam uns aos outros. Mais do que laços de história, são canais cósmicos que nos levam a parte do que somos.

Cada Cavaleiro do Poder presta homenagem a essa herança reclamando para si, durante o seu treino, o seu símbolo.

O nosso símbolo é a marca que nos identifica, o espelho que traduz o nosso "eu guerreiro", a tatuagem que o Tempo edificou na nossa alma.

Na busca pelo nosso símbolo, a maior parte de nós nunca o chega a conquistar. Outros nunca souberam que ele existia. Outros, perdem-se na sua demanda porque não conquistaram o símbolo que desejavam.
Eu sou o Dragão de Fogo, filho de uma história feita de batalhas e guerras que se tornaram minhas, sem que eu as tenha iniciado. Filho que um legado que escolhi continuar.

O meu símbolo não é tudo o que sou, mas lembra-me o caminho que percorri para o conquistar, permite-me voltar a olhar ao espelho pelo que ajudei a construir e recorda-me quando me escolhi.

Não podemos fugir do dia em que nos escolhemos. É o dia em que o nosso Eu conhece o Nós. É o dia que descobres o teu símbolo.


Diários do Detalhe - Parte IV - O "Caminho Simbólico"

Todos os Cavaleiros do Poder são seres errantes em eterna viagem, sempre há procura da próxima aventura que fará estremecer o coração que nunca dorme.

Para seres Cavaleiro do Poder tens, antes de tudo, ser Aprendiz. E enquanto Aprendiz fazer o teu caminho de treino, disciplina e autoconhecimento. A esta estrada chamamos "Caminho Simbólico" ou " Caminho da Redenção".

Para o começares escolhes um Mestre que te acolha, e através dele o Clã que será a tua família de eternidade, aquela que te aceitará no sempre das tuas virtudes e defeitos.

No início procuras a sabedoria do teu último passo, compreendes que o passo seguinte é sempre o mais difícil e entendes que és finito e limitado e, como tal, procuras o treino e conhecimento.

Com tempo descobres que nunca caminhaste sozinho, percebes que estás sempre a começar e que os teus poderes só contam quando são capazes de iluminar a vida do próximo.

Mais maduro compreendes que o caminho nunca acabará e aprenderás a lição da memória, gratidão, da atenção plena e do amor por tudo o que rodeia.

Não tenhas medo do caminho. Quando o encontras, tornas-te nele...



Diários do Detalhe - Parte V - A viagem

Para um Cavaleiro do Poder a viagem é um mosaico sem caminho definido.

Quando o começas a desenhar começas por perder-te nas memórias felizes. Entretanto encontras um guia, fazes alguns amigos e avanças na aventura inesperada.

Começas a olhar para trás e percebes as primeiras cores do mosaico.

Avanças e percebes que ainda há caminho, que o destino entretanto já mudou e que começas a ter novas histórias para contar. As velhas memórias felizes são agora (apenas)a base de um velho castelo.

As novas memórias são ainda mais felizes e tornaram-se nos novos aposentos que deixam a tua alma descansar, pausar e preparar o recomeçar.

Entretanto o mosaico fica confuso. Sem querer começaste outra viagem. Para onde vais?