A Cidadela das Mil Colunas... - Diários da Areia - Parte I

A Humanidade que conhecemos consegue ser um lugar estranho. Aprendi que o que faz sentido num dia rapidamente é tornado numa lenda sem sentido aparente no seguinte. Há mesmo momentos em que toda a sabedoria que acumulamos parece perder o sentido em apenas um instante. Jerash era um desses locais onde a Humanidade reaparecia como esse lugar estranho.


Por estes dias estou por Jerash, também conhecida como o Reino da Areia. Por aqui o tempo vive-se de forma diferente. O povo local desconhece a contagem do tempo como nós o vemos. As histórias e o dia a dia das pessoas segue o que eles chamam de "Linguagem do Intocável". 

Vim conhecer Haxim, Mestres das Artes Secretas da Linguagem do Intocável. Comigo em viagem estavam Lucy e Cleo. O meu plano era simples, conhecer Jerash através dos olhos de Haxim e os lugares e lendas que este território sagrado nos guardava. 

Mais de metade do território de Jerash é deserto. Haxim vivia num oásis no extremo oriente do chamado Deserto Mãe. Foram dois dias de viagem até ao seu acampamento. Fomos recebidos com alegria. Haxim havia sido treinado por uma das minhas mais importantes Mestres, Caelum. Por este motivo acedeu em receber-nos sem hesitação. 

Nesse mesmo dia, Haxim levou-nos a visitar a Cidadela das Mil Colunas, antiga capital de Jerash e agora local de peregrinação. Reza a lenda que foi ali que o Deus Sol permitiu à Deusa da Noite se desse a conhecer aos humanos. 

Caminhamos na Cidadela em silêncio enquanto o Sol se punha. Eram aos milhares os peregrinos que oravam e prestavam homenagem aos Deuses do Antigamente. Pareciam estar a pedir orientação ou a agradecer por todo o tipo de conquistas espirituais. Curioso com o facto, questionei Haxim: 
- Haxim o que pedem e exaltam tantos peregrinos? 
- Abraham meu bom amigo, cada um saberá de si, mas em comum todos agradecem a liberdade de poder estar aqui e o que aprenderam pelo caminho. Pelo menos é assim que interpreto este momento.

Sorri perante as suas palavras e continuamos o caminho em silêncio. No meu coração sabia o quão sábias eram as palavras de Haxim. Fizeram-me recordar uma velha lição de Mestra Caelum (também ela Mestra de Haxim) e que, de certa forma, retratavam estes primeiros momentos no Reino da Areia. Caelum dizia-nos; "Para alcançar a liberdade concentra-te no que mais depende de ti. Aprender depende de ti."