Diários da Planície - "Não procures, torna-te..." - Parte I


Por estes dias viajei até Eger, as chamadas Terras da Planície Infinita. Em Eger as montanhas são uma paisagem longínqua, salvo algumas e raras exceções.

Vim passar alguns dias de estudo e investigação com Mestre Fed e Mestra Pyros, líderes da Ordem dos Cavaleiros do Poder por estas bandas. Tinha vindo estudar as Escrituras da Planície, redigida pelos Velhos Mestres Egerdam, ordem monástica já desaparecida durante a guerra da Velha Era. Todos os seus escritos acabariam por ser recolhidos pela Ordem dos Cavaleiros do Poder, que até hoje os protegia e difundia.

Neste primeiro dia visitei a aldeia de Holoko com Pyros e Fed. Passamos o dia entre os locais. Experimentamos a velha arte artesanal da tecelagem de Holoko e ceamos com um casal de velhos artesãos amigos de Pyros. Eram Leota e Kuzm, ambos artesãos desde o primeiro dia em que se lembravam de pisar terra firme. Durante o repasto partilharam a sua história de amor e de como se haviam conhecido. Leota contava o quão orgulhosa e impetuosa era na sua juventude e Kuzm o trabalho e desafio que havia tido para a conquistar. Mais tarde, numa natural crise conjugal, seria Kuzm a quase desistir da relação e, desta vez, foi Leota a lutar pela mesma. Rimo-nos muito das peripécias e pequenas quezílias que Leota e Kuzm nos tinham para contar. Eram o exemplo vivo do confronto que o amor pode significar. O tempo foi passando e acabamos por nos perdermos nas suas histórias.

Já no final do dia de volta ao Templo Mãe de Eger, estudando as Escrituras da Planície, uma prendeu a minha atenção, sobretudo pela relação que tinha com o dia de hoje. Eis a transcrição:
"Passamos uma vida inteira há espera da pessoa certa, à procura de alguém que nos há de completar. O desafio nunca esteve em encontrar a pessoa certa, o desafio reside em cada um de nós se tornar na pessoa certa. Não procures a pessoa com quem queres passar o resto da tua vida, torna-te na pessoa com quem queres passar o tempo que a vida te dá. Naturalmente quem te merece gravitará no caminho que escolheste percorrer."

Amanhã continuaríamos o nosso estudo.