Diários da Natureza Oculta – O Labirinto da Lua Negra – Parte V


Há mais de vinte dias que percorríamos as terras glaciares e rochosas de Lathi, no Extremo Norte de Ethérnia. Sob a orientação do Mestre Helsin, e sempre acompanhado pelos meus amigos Edh, Mestre Dragão da Montanha, e Linus Freyre, Mestre da Lua das Duas Faces, tínhamos já desvelado as lições do gelo, da rocha e da luz do amanhecer. Chegara o momento de enfrentar a quarta forma da Natureza Oculta: a Escuridão da Noite.

Enquanto rumávamos ao Desfiladeiro de Tangarire, uma fenda colossal e sombria cravada bem no centro de Lathi, Mestre Helsin preparou-nos para o desafio. Explicou-nos que a escuridão da noite não é uma força negativa ou perturbadora, como tantos julgam na sua ignorância. Pelo contrário, a noite é o manto sagrado que desliga o ruído do mundo visível para forçar o despertar dos nossos sentidos primários e revelar aquilo que habitualmente recusamos escutar dentro de nós.

No coração do desfiladeiro fomos recebidos por Mestre Kuntai, Mestre da Lua Negra. Seria esta estranha personagem a guiar-nos nesta aventura. Figura austera, envolta em túnicas de veludo negro e com um olhar de uma lucidez penetrante, Kuntai conduziu-nos até ao limiar do Labirinto da Lua Negra — um complexo de catacumbas milenares escavadas em pedra vulcânica, onde a luz do sol jamais tocara e que se situava nos meandros do Desfiladeiro de Tangarire.

— A vossa prova será atravessar este labirinto até à câmara de saída sem a ajuda de tochas, fogo ou magia de iluminação — anunciou Mestre Kuntai. — A escuridão total far-vos-á confrontar o vosso estado mais primitivo, aquele que pode tornar a vossa intuição completamente inútil. Se procurardes o caminho com a ansiedade da mente, o labirinto devorar-vos-á.

Ao cruzarmos a entrada, a penumbra cedeu lugar a um breu absoluto. Como apoio tínhamos apenas um cajado que havia sido facultado a cada um.

O primeiro impacto foi avassalador: sem a visão, o espaço pareceu retrair-se e o som do nosso próprio pulso tornou-se ensurdecedor. As catacumbas guardavam uma particularidade surpreendente: as paredes abafavam certas frequências sonoras e amplificavam outras, criando ilusões de abismos imaginários, parecendo alterar o traçado dos corredores a cada passo.

Percebemos que tentar andar e operar como fazíamos à luz do dia era inútil, um exercício de insensatez. Foi preciso ativar os sentidos primários e confiar no invisível. Edh passou a ler a orientação das galerias através da pele, alinhando-se com as subtis correntes de ar frio que percorriam a pedra. Linus Freyre afinou a perceção auditiva, usando o eco do bater dos nossos cajados para mapear a densidade das paredes. Eu foquei-me na intuição espacial e na presença energética dos meus companheiros, mantendo a mente serena diante do vazio. Conforme íamos progredindo a escuridão transformou-se num espaço seguro de revelação e escuta profunda.

Já de noite, emergirmos na saída do labirinto, onde Mestre Kuntai nos aguardava sob o céu estrelado de Tangarire. Trazíamos nos olhos a serenidade de quem havia atravessado a sombra.

— O que vos ensinou a travessia da Lua Negra? — questionou Mestre Kuntai ao receber-nos.

— Que a escuridão não apaga o caminho; apenas nos obriga a encontrar a bússola que habita no nosso interior — respondeu Linus Freyre.

— E que os nossos sentidos primários só despertam em plenitude quando temos a coragem de desligar o excesso de distrações do mundo exterior— acrescentou Edh.

Mestre Helsin, sorrindo com um orgulho velado, aproximou-se e sintetizou a essência da prova:

— Dominar a Natureza Oculta da Escuridão da Noite é compreender que não precisamos da luz exterior para saber quem somos. É a capacidade de habitar o silêncio e o desconhecido da nossa própria existência sem perder a firmeza dos passos.

Com o espírito integrado e os sentidos apurados como nunca, soubemos que estávamos prontos para o fecho desta jornada. Restava-nos apenas a quinta e última forma da Natureza Oculta: o encontro com as águas da transformação na Natureza Oculta da Chuva. Mas essa derradeira lição fica reservada para o sexto e último capítulo dos meus diários.